Hoje em dia não é nada difícil encontrar duplicadores vocais, pitchshifters ou harmonisers incluído em qualquer pacote de efeitos que você pode pegar por aí. O modelo é agora muito comum: um ou mais exemplares “pitchshifted” são adicionados ao sinal original, com cada cópia que está sendo independentemente ajustada. Isto pode simular harmonias vocais, acompanhamento, duplicação ou mesmo coros completos.
O que estes pitchshifters geralmente não fazem é corrigir nuances harmônicas naturais, impossibilitando as versões harmonizadas do sinal, será também igualmente fora de sintonia, e isso, obviamente, é onde a CORREÇÃO DE PITCH entra em jogo.
CORRIGINDO!
Inicialmente projetado pelo engenheiro Exxon Andy Hildebrand, o Auto-Tune chegou ao mercado em 1997. Baseado em tecnologia “phase-vocoding”, que deu aos produtores e artistas uma maneira de corrigir imprecisões na afinação em siniais monofonicos de vocal ou performances instrumentais . Como a sua popularidade cresceu (mesmo que muitos músicos não estavam admitindo tê-la usado), versões de hardware, encarnações multiplataformas e multi-formatos foram lançadas.
O mais recente inclui todos os tipos de funções uteis, incluindo modelagem de garganta, edição gráfica e humanização. E, claro, você ainda pode forçá-lo para o chamado efeito Cher/T-Pain…
Antares tem uma licença exclusiva da tecnologia utilizada no Auto-Tune, mas isso não significa que alguns outros desenvolvedores não foram capazes de criar suas próprias visões sobre a idéia.
Um dos mais eficazes é encontrado em Melodyne Celemony, uma aplicação que pode analisar um sinal, determinar a altura e o momento de cada sílaba e toca-los através de uma linha do tempo. Os usuários podem tirar os pedaços para o próximo semitons ou movê-los sobre a faixa de notas do jeito que quiser. A temporização também pode ser ajustada com a mesma facilidade, e o melhor de tudo, ele ainda trabalha com sinais polifônicos, é caso do Melodyne DNA (Direct Note Access) Isto vai um pouco além do que mera correção de afinação e se torna uma ferramenta muito poderosa de re-hamonização. Veja o vídeo abaixo para entender como o Melodyne DNA funciona:
Pode não ser a mais famosa ferramenta de correção, mas pode muito bem ser o mais sofisticado, o Melodyne pode examinar suas gravações, extrair o tempo e a afinação, e torná-los disponíveis para você em uma palheta de notas com uma linha de tempo. Você pode ajustar o tempo e a velocidade de cada sílaba, mesmo criando harmonias complexas a partir de linhas “monotônicas”. Incrível. 😀
Mais informações sobre o Melodyne: http://www.celemony.com/cms/
Descubra mais sobre SomBinário Music
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.