O quanto as suas gravações alcançam as exigências?

Esse pequeno texto vai poupar você de cometer alguns erros e perder o seu tempo

Antes de você sequer começar a pensar em mixar, você deve checar suas gravações, faixa por faixa, uma de cada vez.

Escute procurando por cada errinho ou falha que podem causar problemas quando você passar à mixagem.
Normalmente é melhor perder meia hora regravando uma faixa ou talvez gravando um pequeno overdub do que tentar usar horas de mixagem tentando cobrir um monte de pecados.

Você ficaria maravilhado em saber quantas pessoas não tomam esta simples precaução.

Outra coisa, sempre se lembre disso quando estiver gravando:  nunca deixe ninguém sair dizendo coisas do tipo, “Ah, não importa. Podemos maquiar isso na mix”.

Boas mixagens não têm a ver com controle de danos, refere-se a trazer à tona o melhor do material gravado. Qualquer outra coisa irá subtrair, não adicionar à qualidade do produto final. E isto é uma mixagem ruim. Por favor, por favor, por favor, não cometa o erro de pensar que controle de danos pode compensar de alguma forma uma musicalidade  ruim ou uma gravação ruim.

VOCÊ VAI CURTIR  Problema com Fase - Solução - Explicação

Dito isto, você pode ainda encontrar uma situação onde, por razões além do seu controle, você simplesmente terá que fazer o melhor que puder com o material gravado que há disponível. Vamos falar disso mais tarde.

Um outro assunto que vale a pena mencionar aqui é se você está trabalhando com gravações “discretas” ou “não- discretas”. Por “discretas” eu quero dizer uma gravação onde cada faixa foi gravado e colocada em layers (camadas) separadamente, de forma que não haja vazamento. Por “não-discreta” eu me refiro à situação onde várias faixas (instrumentos e/ou vocais) foram gravadas juntas e há vazamento entre as faixas.

É perfeitamente possível criar uma boa mixagem em ambas as situações. Há apenas algumas diferenças nas técnicas que você possa precisar aplicar.

Trecho retirado do livro REAMIX do Geoffrey Francis.

Legal né? Não deixe de ver as outras dicas listadas logo abaixo:


Descubra mais sobre SomBinário Music

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *