Qual o seu lado?
Fala pessoal! Aqui quem fala é Leandro Carimbó, produtor musical e dono da Dark Path Studio. Hoje venho falar de algo muito importante em toda produção musical… o produtor.
Nos últimos tempos com as mudanças que a tecnologia nos trouxe o surgimento de muitos home studios, e o papel do produtor ficou confuso e até mesmo obscuro. Costumo dizer que temos dois tipos de profissionais nessa área, o produtor gravador e o produtor musical,qual desses dois você se encaixa?
O produtor gravador, geralmente é aquele que se intitula produtor musical mas apenas grava aquilo que a banda faz em seu estúdio, hoje é o mais comum de trabalho, seja em home studio, estúdios pequenos e até de médio porte. Geralmente o gravador é fruto de um desses casos:
-Falta de experiencia.
– Falta de conhecimento do gênero que está trabalhando.
– Estúdio trabalhava com todos os estilos musicais.
– Apenas ganhar dinheiro de modo fácil.
Por outro lado temos o produtor musical. Sua principal função é aquela de orientar a banda para conseguir a maior qualidade nas músicas. Dando dicas na hora da execução, que se preocupa com a execução, os arranjos, os vocais. Aquele produtor que não tem medo de colocar a cara para bater e dizer o que está bom e o que está ruim. Um dos aspectos que podem terminar um produtor musical são:
– Geralmente trabalha com poucos estilos musicais.
– Tem experiencia no gênero que atua.
– Além do dinheiro, faz por que gosta e está envolvido com o projeto.
E ai? Qual seu lado nessa história? Você grava ou produz? Reflita e deixe aqui nos comentários sua opinião.
Para conhecer mais do meu trabalho acesse: Dark Path Studio
VEJA TAMBÉM:
Descubra mais sobre SomBinário Music
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.