Nesse tutorial você vai em fim saber a diferença entre o Bus e o FX channel
Após a versão 5 do Studio em diante não temos mais o canal FX, temos agora só o BUS que serve para mandadas e subgrupos. Muito melhor e menos confuso.
Acelere seu workflow no Studio One, CLIQUE AQUI
Uma das dúvidas mais comuns que recebo sobre a fantástica DAW Studio One, é sobre a diferença entre os canais auxiliares BUS e FX.
Básicamente:
Bus:
A saída de áudio de vários canais podem ser encaminhada diretamente para um único canal de BUS, que é sempre um canal estéreo. Isso permite que você crie uma submix para que o áudio de vários canais possam ser processadas em conjunto antes de ser encaminhado para a saída principal. Embora menos comum, também é possível usar envios para encaminhar áudio para outros Bus Channels.
Por exemplo, várias faixas de bateria podem ser encaminhadas para um Bus Drum, onde o áudio é comprimido e equalizado e, em seguida, roteado para a saída principal. Esse áudio também pode ser encaminhado para um canal FX, através de um envio, para aplicar um efeito de reverberação, que seria aplicado a todos os canais de áudio encaminhados a esse canal FX.
FX
O canal FX é usado para aplicar efeitos ao áudio via envios de outros canais. O áudio pode ser encaminhado de qualquer canal através de um envio para um canal FX, que pode ter qualquer número de efeitos inseridos no seu Rack de dispositivos de inserção. Por exemplo, várias tracks de teclado e uma faixa de guitarra podem ser roteadas por meio de envio para um canal FX com um reverb inserido para que eles pareçam estar no mesmo espaço.
Na prática
Nesse vídeo logo abaixo, eu resolvi esticar um pouco mais, por ser uma dúvida muito recorrente. Depois de ver esse conteúdo suas duvidas com relação a esse assunto será em fim sanada.
Nesse video também vou explicar a diferença de uma mandada em Post-Fader e Pre-Fader
Descubra mais sobre SomBinário Music
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.