Em comemoração ao 50º aniversário da Tascam, escolheram a IK Multimedia para desenvolver uma coleção com recriações de 4 máquinas que fizeram história na música.
A escolha não poderia ser melhor. A IK Multimedia nos provou ser um dos desenvolvedores mais competentes quando o assunto é emulação de fita. Pra quem já testou ou usa a Tape Machine Collection, inclusa no T-Racks, sabe que essas são as melhores emulações de tapes já feitas.
Já tive o prazer de usar algumas dessas unidades da Tascam simuladas pela IK, e é muito bacana poder ter o calor e a sensação única da sonoridade dessas máquinas diretamente na DAW. Esse tipo de processamento me ajuda muito a trazer mais emoção para o trabalho, e uma sensação nostálgica que cativa as pessoas que ouvem meu som, hoje em dia acho esse tipo de ferramenta indispensável pra quem trabalha em ambiente digital e precisa trazer uma vibe mais analógica para o material sonoro.
Foram modeladas as seguintes unidades:
- O TEAC A-6100 MKII , emulando o TEAC A-6100, dominando o magneto datado dos anos 70
- O TEAC A-3340S , emulação TEAC 3340S , magneto 4 pistas equipadas cabeças Permalux
- O TASCAM 388 , emulando o magneto de 8 pistas de mesmo nome
- O TASCAM Porta One , que emula o irmão mais novo do TEAC 144 e Tascam Portastudio 244
Dependendo de qual máquina de fita TASCAM você está usando, você pode escolher entre 4 diferentes fórmulas de fita para experimentar a sonoridade única de cada uma delas. A exceção é o TASCAM PORTA ONE, que oferece 2 opções de fórmula de fita cassette: Type I e Type II.
- 35, modelado após BASF LPR 35
- 911, modelado após BASF SM911
- 456, modelado após Ampex 456
- GP9, modelado após Quantegy GP9
- 499, modelado após Ampex 499
Todas as informações podem ser encontradas no site da IK Multimedia .
Descubra mais sobre SomBinário Music
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.