Produção Para Iniciante #1.
2 min readFala, família som binário. Tudo bem?! Primeiramente, eu gostaria de me apresentar. Eu sou o Leandro Carimbó, produtor musical, proprietário da Dark Path Studio, um estúdio voltado para o rock e metal independente, graduado na CEUNSP no curso de música e aluno do Jorge Araújo.
Hoje, gostaria de falar com vocês sobre as etapas de uma produção musical, seja ela de um single, EP ou CD. Apesar de ser um tema bem batido, ainda existem pessoas que confundem as etapas e, com isso, geram um resultado ruim ou se perdem no meio do projeto. Para falar sobre este assunto, irei usar uma analogia ao diamante.
A produção é composta por três etapas, sendo elas: a pré-produção, produção e pós. Se seguir a analogia do diamante, teremos a extração, construção e finalização.
A primeira etapa consiste na construção e junção do trabalho, ou seja, se você está produzindo um single nesta etapa, deve-se focar na composição, arranjos, o que está legal e o que não está para sua música. Na produção de um EP, além de cuidar das composições musicais, é preciso escolher quais músicas irão fazer parte do trabalho, qual música será a de trabalho e assim por diante, ou seja, garimpamos e fazemos a extração do diamante.
Finalizada a pré-produção, vamos para as reais gravações do seu projeto. O grande segredo desta etapa é passar o máximo de tempo possível para garantir o melhor resultado de captação, escolha dos timbres, microfones, posição, local e etc. Quanto maior o tempo mais as chances da sua música sair com uma qualidade superior. Voltando para nossa analogia, é neste momento em que iremos fazer o formato e deixar o mais parecido possível com a forma final do diamante.
Para falar sobre a última etapa e não falar de forma tão corrida, irei fazer uma postagem específica para a pós-produção (edição, mixagem e masterização). Deixem nos comentários temas que vocês gostariam que tivesse no blog como, por exemplo, composição, dicas de gravação e etc.
Olá a todos da família Som Binário.
Sou André Lasmar, produtor musical, focado no público gospel. Também sou aluno do Jorge Araújo e tenho aprendido muito.
Carimbó, seu comentário foi muito bem vindo a nós, produtores e amantes da música. Parabéns pela comparação das fases da produção musical com a da lapidação do diamante. Estarei aguardando a continuação.
Felicidades.
Super Bem vindo Leandro! Grato por sua disposição em ajudar a todos nós produtores musicais!
Parabéns Leandro ótimo conteúdo , de grande valia para nós iniciantes, aguardando às próximas postagens!