9 de maio de 2024

SomBinario

Home Studio na Prática

Equalização Aditiva e Subtrativa: Quando e Como Usar?

3 min read

Dica bem da hora para você tirar maior proveito dos seus equalizadores!

Porém o que muitas pessoas ainda não sabem, é que você pode usar não só 2, mas quantos equalizadores você precisar.

Nenhum tipo de regra pode impedir de você chegar no seu som! Esqueça os métodos, vai chegar uma hora que eles não vão mais funcionar.

Vou ajuda-lo a estar sempre se atualizando e progredindo em uma arte fantástica que proporciona boas horas de diversões e descobertas que melhoram muito as nossas produções.

Uma das muitas dicas que dou em nosso treinamento online, Fórmula de Mixagem, é de como você pode se valer de várias formas diferentes e workflows para chegar em um resultado de forma realmente substancial.

Existem várias situações que usar mais de um EQ ou compressor pode definir o jogo nos primeiros minutos da sua mixagem. Mas que situações são essas? 

Ai é que ta a questão dessa dica. A pergunta certa a se fazer nesse momento, não é em que situação usar, mas o porque usar na situação ai da SUA mixagem.
Só a mudança do foco dessa pergunta, altera totalmente o resultado que você vai obter na mixagem.
Uma das características mais marcantes em engenheiros de mixagem bem sucedidos, é que eles fazem as perguntas certas. Isso faz uma enorme diferença. Mas claro que eles não conquistaram isso do dia pra noite. O que ensino no FM são os caminhos das pedras para se fazer as perguntas certas.

Geralmente uso um EQ para fazer a tarefa de uma equalização subtrativa, ou seja, cortando frequências, limpando frequências que não fazem parte do instrumento/voz e outros artefatos indesejados. Na imagem abaixo é um exemplo de uma equalização subtrativa:

E logo após essa equalização subtrativa, se necessário podemos fazer uma equalização aditiva. Lembre-se do que eu disse acima, pergunte a si mesmo se precisa fazer tal equalização. Faça uma audição crítica e tome a decisão certa.
A imagem abaixo ilustra uma equalização Aditiva:

Então digamos que você decidiu a partir da sua audição crítica que o instrumento ou voz precisa de brilho, ou mais low end, mais presença, etc… Então você adiciona um outro equalizador para essa tarefa.

Mas porque não faz tudo em um só EQ?

As vezes porque o equalizador tem limitações de bandas de frequências ou por uma questão artística, sonoridade, coloração, curvas, calor, etc… Também temos equalizadores hoje em dia com bandas de frequências praticamente infinitas como o Fabfilter Pro-Q. Estou pra fazer um novo tutorial dele mostrando possibilidades assombrosas. Mas deixa para um próximo dia. Assine nossas atualizações para ser avisado no dia que eu postar.

Muitas vezes pra se chegar em um som com “cara” de músicas que ouvimos na rádio e nas playlists mundo a fora, precisamos desse algo a mais.
Algum equalizador com uma sonoridade mais especial, que trate certas frequências com algo que você julgue diferenciado.
Eu pessoalmente amo a sonoridade de equalizadores Neve, API, SSL, e tantos outros tão bons quanto esses que disse, citei os que são mais conhecidos, e realmente são incríveis.

O plugin da imagem acima é o GOLD. Emulação dos clássicos NEVE, desenvolvida pela empresa Acustica-Audio

Costumo fazer a equalização aditiva em equalizadores que adicionam uma certa “vibe” em frequências que quero enfatizar.

Share this content:

Sobre o Autor

1 thought on “Equalização Aditiva e Subtrativa: Quando e Como Usar?

  1. Aew Jorge tudo em paz?
    Eu sempre usei mais de um equalizador na mesma faixa dessa forma, só não havia dado nome para isso rsrs! Acho que vale tudo pra extrair o som desejado!
    Excelente dica brol!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.