25 de abril de 2024

SomBinario

Home Studio na Prática

808 e Kick sem atrapalhar o Limiter

2 min read

Dinâmica do Kick e 808 batendo pesado sem forçar o Limiter

Em apenas 1 minuto você vai aprender 3 técnicas importantes principalmente em produções que levam o famoso 808 tocando com Kick, que é uma estética do Trap, porém hoje em dia é usada massivamente na música Pop atual. Essas dicas vão ajudar você a ter um som claro e definido nos graves.

Você não precisa usar todas as dicas, porém a última é a mais importante para fazer seu beat soar alto sem perder a definição quando você usar um limiter no final da sua master.

Na primeira dica vamos usar apenas uma leve distorção para o 808 ganhar destaque naturalmente.

Na segunda dica mostro uma técnica que já ensinei aqui no canal detalhadamente, que tem a função de deixar o Kick definido, atenuando rapidamente frequências mais altas da 808 quando o Kick toca.

Na terceira dica vamos liberar espaço para o kick na 808, caso seja necessário

E por fim a dica mais importante que é mandar o Kick e a 808 para um subgrupo onde você vai usar um Clipper para ganhar volume não percebido.

No beat do tutorial eu ganhei 6dB de headroom sem perder volume percebido. E o mais importante sem perder pressão. Não recomendo controlar os picos com compressor e limiter caso seu objetivo é ter um som alto e forte, eles tendem a sugar a energia do kick e 808. Compressor nesse caso só em canais individuais se necessário.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Jorge Araujo (@jorgebinario)

O segredinho ta no volume percebido (Perceived Loudness). Como podemos ver no vídeo abaixo, sem o processamento com o clipper o som ta mais alto, mas percebemos como mais baixo, sem energia, e quando ligo o processamento o som fica mais baixo, mas percebemos mais alto, com mais energia.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Jorge Araujo (@jorgebinario)

SAIBA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO E COMO USAR EM OUTROS ESTILOS MUSICAIS

Share this content:

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.