O British Channel foi modelado de uma das peças mais utilizadas e reconhecidas de hardware na história da música. Sucessos incontáveis ao redor do mundo têm sido produzidos sobre este grande console britânico desde os anos 80, tornando-se um verdadeiro santo graal da tecnologia da produção musical pela sua máxima flexibilidade e assinatura sonora. Mais uma vez estou falando do console SSL 4000, é sempre bom conferir outros plug-ins que simulam o channel strip dessa fantástica mesa de som. Confesso que sou um grande fan da sonoridade desse equipamento.
O velho T-Racks British Channel foi modelado no processamento disponível no canal de uma SSL 4000. A nova versão não adiciona nenhum novo recurso, mas, de fato, melhorou a ergonomia.
Controles de nível I/O foram adicionados para guiar precisamente a seção das dinâmicas desde uma compressão sutil até uma verdadeira compressão, ainda mantendo a precisão de navalha afiada do EQ e mantendo a fidelidade do som geral do canal com o original. Quando o ganho de entrada é definido para guiar um nível maior de sinal na unidade, o compressor irá reagir com mais ganho de redução e distorção, adicionando uma maravilhosa saturação analógica para a faixa. O nível geral pode ser compensado baixando o botão de saída. A seção de filtros adicionada, que pode ser tanto usada por conta própria ou no modo de side-chaining, completando assim um conjunto de recursos úteis.
E não poderia ficar de fora o SSL G Series Bus Compressor. Na coleção “T-Racks Grand” também vem incluso o fantástico Bus Compressor para alegria geral. Em todos os testes realizados consegui alcançar o som que esperava, o realismo e a sensação sonora nos faz reviver alguns momentos clássicos da música contemporânea, uma ferramenta simples e bastante musical.
A Ik Multimedia também incluiu uma outro channel strip chamado de White Channel, a primeira vista muito parecido com o British Channel atualizado, mas com um fundo branco, este módulo é sem dúvidas a intenção de replicar as SSLs SuperAnalogue™ mais recentes, encontrados no X-Rack modular system (cuja coloração é emprestada) e os consoles AWS 900. É claro que não há presets idênticos nos dois módulos para uma comparação AB, mas rodando o T-Racks como um plug-in e combinado os controles do White Channel e British Channel na mesma pista através de ambos. Me surpreendi ao saber que o White Channel tem um som brilhante e mais agressivo, com o British Channel cruzando um pouco mais quente e mais arredondado. Temos algumas modelagens inteligentes e sutis acontecendo aqui 🙂
Estes módulos fazem parte da coleção T-RackS CS “Custom Shop” Mixing and Mastering Plug-In Collection. Com T-Racks CS, você pode:
- instalar todos os módulos disponíveis de uma só vez
- acessar diretamente a Custom Shop na loja on-line a partir do módulo para imediato teste ou compra
- experimentar qualquer processador por um período experimental de 14 dias
- comprar qualquer módulo com créditos (via Custom Shop) ou moeda (via Custom Shop ou loja online da IK)
Mais informações no site da IK: http://www.ikmultimedia.com/products/trgrand/
Se você tiver interesse em saber mais afundo sobre simulação do console SSL recomendo minha vídeo aula onde eu ensino a opera-los na versão da Waves que também é excelente e serve para ambas versões, mais informações: https://www.audioplug.in/course/waves-ssl-4000/
No vídeo abaixo eu faço uma demonstração com o British Channel em uma caixa de bateria para você já sentir um pouco a vibe desse belíssimo trabalho da IK Multimedia.
Descubra mais sobre SomBinário Music
Subscribe to get the latest posts sent to your email.