O Fim da Loudness War? Masterização para Spotify, iTunes, YouTube

Será que chegamos ao fim da Guerra de Volumes?

Um assunto que deu pano pra manga foi o Loudness War. Espero que as dicas aqui ajudE você de alguma forma em seus processos e serivços de Masterizriação.

Separei  esse trecho de um dos nossos Webnários para postar aqui no Blog, porque é um assunto que muitos amigos me perguntam, então ta ai. A imagem e som não estão la essas coisas mas da pra entender legal. As informações contidas nesse vídeo compensa e muito a baixa qualidade de som e imagem.

VOCÊ VAI CURTIR  5 Alternativas Gratuitas ao Auto-tune para Download

Nesse vídeo vou falar sobre o fatídico fim da guerra de volumes (Loudness Wars), e apresentar várias soluções para você conseguir entregar sua música seguindo os critérios de Loudness adotados pelas plataformas digitais como o Spotify, iTunes, SoundCloud Youtube, etc…

Também vou ensinar você a usar alguns medidores sonoros bem úteis e cruciais para você conseguir entregar uma masterização da melhor forma possível.

Vou falar sobre o Waves WLM básico e a versão Plus, também vou falar sobre um plugin chamado LEVELS e como usa-los de forma profissional.

VOCÊ VAI CURTIR  Melda Production MSaturatorMB

Todas essas plataformas digitais tem os seus próprios padrões de LUFS, RMS e Dynamic Range, e vou falar sobre isso no vídeo abaixo.

Observação: O spotify atualizou para  -14 LUFS.

https://www.youtube.com/watch?v=b6iQ_20AeYg

 


Descubra mais sobre SomBinário Music

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Show 4 Comments

4 Comments

  1. Reggyman Riddim

    Tanta coisa pra perguntar e o individuo pergunta por que ta usando o Reaper!!A rapaziada nunca consegue entender que o operador e o conhecimento é que faz a diferença a Daw é o de menos!!!

    • Jorge Araujo

      Realmente muita gente viaja nisso.

  2. Marcelo Palermo

    Fala Jorge,
    Mixei 5 músicas e masterizei na própria mix, coloquei na suite de master do Studio One pra gerar os formatos que precisava e dar uma nivelada nos volumes, insertei o WLM e algumas passavam os -13. Nesse caso é ruim eu abaixar os volumes na própria pista de master?

    • Jorge Araujo

      Baixar o volume do master fader pode evitar o cliping, mas perde muita pressão sonora. Usando o Waves WLM PLUS a coisa fica mais fácil porque ele indica a quantidade certa de db que vc precisa reduzir ou aumentar para chegar no seu objetivo. Mas sobre isso no módulo 6 do fórmula de mixagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *