9 de maio de 2024

SomBinario

Home Studio na Prática

Esmague suas trilhas com o Tape Emulator do Sonar

4 min read

A indústria de áudio tem feito grandes progressos nos últimos 25 anos. Na década de 90 tivemos estúdios principalmente analógicos com equipamento analógico enquanto o áudio digital só estava fazendo uma aparição. Na virada do século, tivemos desenvolvedores de plugins que fazem todos os tipos de efeitos digitais inimagináveis ​​através de projetos de circuitos. Esses plugins digitais foram recebidos com alguma reação de pessoas que realmente estavam ligados ao seu som analógico. Digital foi flexível, soou clara e pura, mas “perfeita demais” para os puristas analógicos.

Mas os desenvolvedores de plug-ins já percorreram um longo caminho. Temos, agora, os efeitos digitais que são emulados, modelados, ou inspirados por equipamento analógicos reais.

No SONAR , o Tape Emulator,  módulo do ProChannel é uma grande nova adição à família analógica. Isso emula o som de uma máquina de fita vintage e permite saturar suas faixas e até mesmo empurrá-las até que elas comecem a comprimir apenas como uma máquina de fita real. Se você realmente deseja obter essa sensação analógica em sua música, o Tape Emulator é a sua melhor aposta no Sonar.

Tape-Machine

OS PARÂMETROS

Noise

Isto ajusta o volume do ruído da fita conhecido como hiss, para ambas as configurações de velocidade da fita.

Rec Level

Ajusta quanto do sinal de áudio vai passar através do processamento da emulação da fita. Um aumento no nível Rec irá aumentar a saturação e da compressão produzida pelo Tape Emulator.

PB Level

Ajusta o ganho de produção global do Tape Emulator.

Link [Lock Button]

Bloqueia tanto o Rec Level e o PB Level de forma que nenhum ganho adicional é adicionado ao seu sinal de áudio que passa, só o processamento da máquina de fita.

IPS

IPS, abreviação de “polegadas por segundo”, em inglês, é a velocidade dos rolos da máquina de fita. Dentro do Tape Emulator do Módulo ProChannel do SONAR  foram modeladas as características de velocidades de 7.5 e 15 IPS.

15 IPS em comparação com a velocidade de 7.5 é muito mais acolhedor para trilhas de altas frequências. Esta definição vai trazer um pouco mais de clareza a seus instrumentos que vivem nas faixas de alta média e alta. Neste exemplo, especificamente, os hats da bateria pega bem nessa configuração também.

7.5 IPS é um som mais escuro e mais gordo do que 15 IPS. Esta definição irá sair um som mais focado.

BIAS

Ajusta a distorção harmônica que a emulação de fita produz no sinal que passa.

Normal

Mantém a distorção no nível de funcionamento normal para o efeito.

Over

Aplica uma atenuação de distorção harmônica na faixa de cada sinal de baixa e média, especialmente nas frequências sibilantes.

OH-and-Rooms

Aplicado ao Addictive Drums

Aqui temos algumas trilhas de bateria que foram sequenciados usando Addictive Drums. Os kits foram mixados no SONAR usando uma configuração multi-track para que eu pudesse mixar cada peça individualmente. Foi mixada as baterias para uma track de rock e aplicado o emulador de fita em cada pista.

Cada peça entra no Tape Emulator um pouco diferente, por isso é importante ouvir atentamente sobre o som que você está recebendo quando aplicar este efeito.

Primeiro eu adicionei no bumbo e depois usando o lock head de gravação e reprodução de modo que nenhum ganho adicional é adicionado.

O Tape Emulator começou a desaparecer o low-end do Kick quando eu aumentei o seu processamento. Levando isso ao extremo fez com que o kick soasse pequeno e frágil, então eu decidi ficar com ele. Usando IPS inferiores definindo e gentilmente aplicando o tape fez o bumbo sentar à onde ele precisava.

O Snare levou bem ao som Tape Emulation e deu-lhe um bom foco no mid-range menor. Folheei o IPS a 7,5 para dar o Snare um tom mais escuro e mais gordo e fui mais generoso com a quantidade de processamento que eu usei nele em comparação com o Kick. Aplicando os 15 IPS, e o  nível de REC causou a caixa um tom muito legal. Para fins de Rock queremos algo que é agressivo assim se mantiverem os 7,5 IPS já é mais do que necessário.

Movendo-se para o Hat – Isso não poderia obter o suficiente de Som Tape.  Então foi dobrado o tape, os dois a 15 IPS e o hat teve um corte suave bem através de toda a trilha de bateria.

O OH e os Rooms principalmente em torno do som do kit como um todo, bem como capturar a clareza das Cymbals, então, manter o IPS em 15 foi necessário. Nos microfones de Room foi deslocado a definição de um lado para aumentar o efeito estéreo.

Share this content:

Sobre o Autor

3 thoughts on “Esmague suas trilhas com o Tape Emulator do Sonar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.