16 de maio de 2024

SomBinario

Home Studio na Prática

O que tem de novo no Cubase 13

7 min read

Vazaram informações sobre o Cubase 13

Um revendedor autorizado acabou publicando as informações da suposta nova versão do Cubase, e logo vazou em fóruns sobre o assunto.

O que tem de novo?

CHANNEL TAB
Mix em qualquer lugar
A nova guia de canais na janela Projeto oferece acesso direto ao seu mix, sem sair do arranjo.
O novo design significa que você pode encontrar intuitivamente o que precisa, permitindo mixar em qualquer lugar em uma visualização compacta por canal.
(PRO-ARTIST-ELEMENTS)

MIXCONSOLE
Elegante, simplificado, focado
O MixConsole recebeu uma nova reformulação com um design elegante e simplificado para ajudá-lo a se concentrar em sua mixagem.
(PRO-ARTIST-ELEMENTS)

RANGE TOOL
Aumente seu alcance
A ferramenta Range é uma das ferramentas mais poderosas do Cubase e agora está disponível no Key Editor e também no Drum Editor.
(PRO-ARTIST-ELEMENTS)

EDITOR
Uma nova experiência de editor
Edite várias partes no Key Editor e no Drum Editor, alterne entre faixas com a guia Visibility e mantenha uma visão geral com o novo Track display (
PRO)

VOCAL PRODUCTION
A melhor cadeia vocal
Vocal o processamento é uma arte por si só, exigindo muito conhecimento e experiência para dominar as diferentes etapas do processamento. O plug-in VocalChain fornece módulos dedicados para cada etapa, ajudando a transformar suas gravações em faixas vocais com som profissional.
(PRO-ARTIST)

CHORD PADS
Progrida em suas progressões
Os novos pads de acordes facilitam a localização de progressões de acordes criativas. Novas predefinições oferecem excelentes pontos de partida e funções aprimoradas tornam ainda mais simples a criação de músicas exclusivas.
(PRO-ARTIST-ELEMENTS)

ORCHESTRAL LIBRARΥ
Esboce suas partituras
Iconica Sketch permite que todos, desde iniciantes até compositores profissionais, criem partituras orquestrais completas da mais alta qualidade com 140 articulações para 34 instrumentos em uma biblioteca compacta de 5 GB.
(PRO-ARTIST-ELEMENTS)

SAMPLER TRACK
Τweak it
O Sampler Track é ainda mais criativo, graças aos impressionantes novos modos Spectral Warp para manipulação extrema e criação poderosa de envelopes.
(PRO-ARTIST-ELEMENTS)

VOCODER
O retorno de uma lenda
Crie vocais robóticos clássicos ou adicione sabor analógico aos seus instrumentos com o lendário Steinberg Vocoder. Use até 24 bandas de filtro, entrada sidechain e desfrute de controle profundo sobre o som.
(PRO-ARTISTA)
COMPRESSÃO
Compressão com caráter
Black Valve é um compressor valvulado clássico com muito calor e personalidade. Seus detalhes sonoros fazem com que este tributo a um dos processadores de estúdio mais icônicos realmente se destaque
(PRO)

EQUALIZER
Adicione classe com frequência
Dois novos equalizadores, o EQ-P1A e o EQ-M5, adicionam um som elegante às suas produções. COMPRESSÃO
(PRO-ARTISTA) Seja um especialista vocal O novo VoxComp é um compressor projetado especificamente para vocais, domando suavemente suas gravações sem comprometer a clareza, transientes ou expressão. (PRO) SAMPLE PACKS Pontos de partida criativos Inspire-se com cinco novos pacotes de samples exclusivos do produtor vencedor do Grammy Beat Butcha, do mentor criativo Sharooz e das aclamadas boutiques de samples 91Vocals e Touch Loops. (ELEMENTOS PRÓ-ARTISTA)

  • STEP & MIDI INPUT – Os recursos Step e MIDI Input são agora ainda mais poderosos. Modifique a duração das notas rapidamente e adicione vozes no topo com o novo recurso de entrada de notas polifônicas.
  • KEY EDITOR – MIDI CCs agora podem ser gravados em rampas simplificadas para tornar mais rápido e fácil a edição posterior dos eventos do controlador
  • VERSÕES DE TRILHA PARA VÍDEO – Trabalhar com novas edições de vídeo agora é mais conveniente com as novas versões de trilha para o VideoTrack.
  • MODOS DE INÍCIO – Deseja começar a partir do marcador de ciclo, da última posição ou da sua seleção? Configure onde a reprodução começa para corresponder precisamente ao seu fluxo de trabalho.
  • BARRA DE TRANSPORTE – Ajuste facilmente o andamento do projeto de acordo com a batida com o novo recurso Tap Tempo na Barra de Transporte.
  • CONFIGURAÇÃO DE CANAL – Altere o tipo de canal de mono para estéreo ou vice-versa com apenas um clique
  • ZOOM VERTICAL – Aumente e diminua o zoom verticalmente com a roda do mouse e decida se deseja ampliar para transporte ou seleção.
  • COMANDOS-CHAVE – A nova caixa de diálogo Comando-chave torna o gerenciamento de seus atalhos rápido e fácil. Encontre comandos mais facilmente com o filtro dinâmico e experimente novas macros instantaneamente. A nova caixa de diálogo Key Command torna o gerenciamento de seus atalhos rápido e fácil. Encontre comandos mais facilmente com o filtro dinâmico e experimente novas macros instantaneamente.
  • IMPORTAR TRILHAS DE PROJETOS – Existem diversas novas opções que oferecem mais flexibilidade e controle ao importar trilhas, eventos e intervalos de tempo.
  • MIDI PLUG-INS – Os plug-ins MIDI tiveram um design reformulado com um novo visual
  • MIDI 2.0 – Com suporte para velocidade de alta resolução, CC, aftertouch, pitch bend e dados de polipressão, o Cubase 13 está pronto para a ampla adoção do MIDI 2.0.
  • ROUTING – Agora você pode definir trilhas de instrumento/racks/canais de retorno do sampler como entradas para trilhas de áudio, bem como canais FX e de grupo.
  • PROJETOS DEMO – Explore três novos excelentes projetos de demonstração, incluindo produções de Austin Hull e Azodi.
  • GERENCIAMENTO DE JANELA – O Cubase agora oferece gerenciamento de múltiplas janelas compatível com Windows.
  • MOTOR DE VÍDEO – O mecanismo de vídeo do Windows foi aprimorado, incluindo decodificação de hardware GPU para H264 e melhor desempenho geral
RECURSO Cubase Pro 13 Artista Cubase 13 Artista Cubase 13
Número de faixas de áudio/MIDI/instrumento Ilimitado Ilimitado 48/64/24
Entradas e saídas físicas 256 32 24
Canais de grupo 256 32 16
Inserções FX/canais de envio/retorno 16/8/64 16/8/64 8/8/8
Número de plug-ins de efeitos de áudio incluídos 87 65 45
Instrumentos VST incluídos Groove Agent SE, HALion Sonic, Sampler Track, Iconica Sketch, Flux, Retrologue, Padshop, Verve, Trip Groove Agent SE, HALion Sonic, Sampler Track, Iconica Sketch, Flux, Retrologue, Padshop, Verve, Trip Groove Agent SE, HALion Sonic, Sampler Track, Iconica Sketch, Flux
Número de sons de instrumentos incluídos > 3.000 >2.600 >1.000
Pacotes de amostras e loops 18 (> 20 GB) 18 (> 20 GB) 18 (> 20 GB)
Instrumentos/efeitos externos Sim (somente motivo Yamaha) (somente motivo Yamaha)
Pontuação e notação Completo Básico Básico
Faixa de acordes e pads de acordes Sim Sim Sim
Compagem avançada Sim Sim
AudioWarp multipista com coerência de fase Sim Sim
Correção de tom VariAudio Sim Sim
TrackVersões Sim Sim
Exportação avançada de áudio Sim
Alinhamento de Áudio Sim
Ambiente de monitoramento da sala de controle Sim
Dolby Atmos para música Sim


REQUISITOS DE SISTEMA

  • Sistemas operacionais (Windows) Windows 11 de 64 bits (versão 22H2 ou superior) e Windows 10 de 64 bits (versão 22H2 ou superior)
  • Sistemas operacionais (Mac) macOS Ventura e macOS Monterey
  • Aplicativo Mac Native baseado em silício da Apple e aplicativo Rosetta 2
  • Mínimo de CPU (Windows) Intel® Core™ i5 (4ª geração) ou AMD Ryzen™
  • Mínimo de CPU (Mac) Intel® Core™ i5 (final de 2015 ou posterior) ou Apple Silicon
  • Núcleos de CPU 4 ou mais
  • RAM mínimo 8 GB
  • Espaço livre no disco rígido (instalação completa) 75 GB (55 GB para Elements, AI e LE)
  • Resolução mínima da tela de 1440 x 900 (com escala de UI de 100%)
  • Mínimo de gráficos (Windows) Placa gráfica com suporte nativo ao Windows 10 (Microsoft Basic Display Driver não é recomendado)
  • Gráficos recomendados (Windows) Série AMD R ou RX e posterior ou NVIDIA Série 700 e posterior
  • Gráficos (Mac) Placa gráfica com suporte de metal
  • Gráficos (memória GPU) 4 GB ou superior para monitores 4K

Hardware de áudio compatível com sistema operacional. Hardware de áudio compatível com ASIO é recomendado para desempenho de baixa latência.

É necessária uma conexão com a Internet para ativação, configuração de conta e registro pessoal/de produto. É necessário um download para a instalação.

Nota: Esta versão do software não oferece suporte a plug-ins de 32 bits. Os plug-ins VST 2 são executados apenas no modo Rosetta 2 em computadores Mac baseados em silício da Apple.
Cubase não suporta VST 2 quando executado nativamente em Macs Apple Silicon

Data de lançamento do Cubase 13

No momento, não há datas concretas para quando o Cubase 13 terá uma data de lançamento. Steinberg permanece calado sobre os detalhes do lançamento ou mesmo sobre a realidade da nova atualização. Mas a maioria das fontes acredita que isso está sendo feito para gerar entusiasmo e intriga em torno do lançamento.

O Cubase 12 foi lançado em 2022, portanto, uma nova atualização – potencialmente Cubase 12.5 ou Cubase 13 – é certamente plausível durante o restante de 2023.

E dada a repentina série de rumores sobre o Cubase 13, estou inclinado a acreditar que a data de lançamento está chegando.

Como diz o velho ditado, muito raramente há fumaça sem fogo , e muitas fontes estão agora informando sobre o lançamento iminente do Cubase 13. Coincidência? Eu acho que não.

Tudo faz parte da máquina de marketing de pré-lançamento. E funciona perfeitamente sempre.

Mais informações: https://www.steinberg.net/cubase/

Share this content:

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.